Opção Horária – LUZiGÁS

OPÇÃO HORÁRIA


O cliente pode escolher de entre quatro opções horárias de fornecimento de eletricidade: Simples, Bi-Horário, Tri-Horário e Tetra-Horário. A diferença entre estas reside numa diferenciação do custo de energia consoante a hora do dia.

O consumo de energia elétrica pode ser feito em diferentes períodos horários (super vazio, vazio, fora de vazio, cheia e ponta), em função da opção horária escolhida.

Horário Simples


O preço da energia ativa consumida é igual em todas as horas do dia.


Bi-horário


O preço da energia ativa consumida varia consoante o seu ciclo horário (diário ou semanal) e a hora legal (Verão ou Inverno). Esta energia poderá ser faturada em dois períodos horários: vazio e fora de vazio.

Nas horas de vazio, aplica-se o preço da eletricidade mais reduzido. Os equipamentos com maiores consumos de eletricidade como as máquinas de lavar a loiça, a roupa e o forno, devem ser usados neste período.

O ciclo diário consiste em 10 horas de vazio por dia e é aconselhável para quem tem um consumo de eletricidade homogéneo ao longo da semana.

O ciclo semanal consiste em 7 horas de vazio por dia, 17h ao Sábado e 24h ao Domingo. Este ciclo é aconselhável para quem consome com maior intensidade aos fins de semana.


Tri-horário


O preço da energia ativa consumida varia consoante o seu ciclo horário (diário ou semanal) e a hora legal (Verão ou Inverno). Esta energia poderá ser faturada em três períodos horários: vazio, cheia e ponta.

Nas horas de vazio, aplica-se o preço da eletricidade mais reduzido. Ao período de ponta corresponde o preço da eletricidade mais elevado.

O ciclo diário consiste em 10 horas de vazio por dia e é aconselhável para quem tem um consumo de eletricidade homogéneo e noturno.

O ciclo semanal consiste em 7 horas de vazio por dia, 17h aos Sábados de 24h aos Domingos. Este ciclo é aconselhável para quem consome com maior intensidade aos fins de semana.

O preço da energia no período de ponta é superior ao do praticado nas opções horárias Simples e Bi-horária, contudo o preço no horário de cheia é inferior. Esta opção horária é favorável para quem consome de forma muito reduzida no período ponta e frequentemente ao fim de semana e durante a noite.